O que é um caminho de beleza?
Foto: Tili Oliveira
Uma caminhada por uma estrada reta, com flores e árvores
pelo caminho, pode nos trazer encantamentos e sugestões fantásticas que nos
farão ficar um pouco mais felizes em nosso longo dia.
Mas porque um caminho um pouco menos encantador não pode também nos trazer benefícios ou até mesmo satisfação plena?
Às vezes caminhar pode se tornar um verdadeiro tormento e ao invés de belezas e curiosidades, podemos ter que enfrentar pedregulhos cinzas e buracos incômodos por todo o trajeto.
Assim como o trajeto da vida, uma caminhada nem sempre poderá ser prazerosa e agradável, mas nem por isso devemos deixar de apreciar o caminho ou tirar o melhor proveito que ele possa nos trazer.
Então o que poderia se apreciar num trajeto onde as ruas são tortuosas, com fios aparentes em comércios feios com paredes encardidas e pichações assombrosas? Simplesmente enxergar para além dessa paisagem concreta e feia.
Olhe para as pequenas plantas que se erguem milagrosamente por entre as frestas das calçadas e do asfalto, buscando a luz do sol e fazendo surgirem de seus galhos finos pequenas flores de cores vibrantes e diversas.
Depois, vá mais longe em sua observação e perceba os pequenos insetos que se aventuram por entre estas pequenas plantas, buscando alimento e água. Se puder, quando estiver parada nos infinitos semáforos que interrompem por segurança a sua caminhada, olhe para cima e procure pelos passarinhos que tentam fazer seus ninhos nas árvores intrincadas entre as centenas de fios que as cercam quase sufocando-as. Com certeza haverão alguns pequeninos bicudinhos cantando e voando em busca de água ou de pequenos insetos para se alimentar. Perceba que algumas sacadas deixam camuflados pequenos bebedouros pendurados para que estes pequenos e penosos seres possam tomar água em meio às selvas de pedra.
A grandeza e a beleza da natureza estão por toda a parte. Por mais que tenhamos dificuldades em perceber isso, o mais importante é não desistir. Não desistir de abrirmos os olhos, de sentirmos sua presença e, principalmente, não desistir de caminhar.
Comentários
Postar um comentário